A gestão de resíduos é um dos principais desafios que as empresas enfrentam atualmente. Nesse contexto, a logística reversa surge como uma solução para garantir o descarte correto ou o reaproveitamento de materiais.
A estratégia contribui para a preservação do meio ambiente, mas também auxilia as empresas a cumprirem suas obrigações legais enquanto fortalecem seu compromisso com práticas sustentáveis.
Portanto, implementar o conceito reflete diretamente na imagem da organização, além de reduzir custos e evitar prejuízos com penalidades.
Para começar, que tal entender o que é logística reversa, como funciona e de que forma a solução pode aprimorar a gestão de resíduos na sua empresa? Acompanhe!
O que é logística reversa?
A logística reversa é um conjunto de ações e procedimentos para viabilizar o retorno de resíduos sólidos ao setor empresarial. Ou seja, seu objetivo é promover o reaproveitamento em ciclos produtivos ou assegurar a destinação ambientalmente correta dos materiais a partir de práticas que se alinham aos critérios de sustentabilidade.
Qual a importância da logística reversa para empresas?
A logística reversa para empresas teve sua regulamentação com a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e reforça o conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Desde então, fabricantes, distribuidores e comerciantes se tornaram corresponsáveis pelo destino de seus produtos e embalagens após o consumo, a fim de reduzir impactos ambientais e sanitários.
Para as empresas, implementar uma gestão de resíduos adequada, que considere os detalhes de toda a cadeia, vai além de cumprir a legislação. A prática evita multas, melhora a eficiência operacional e reforça a reputação da marca perante um público cada vez mais atento às questões ambientais.
O que é responsabilidade compartilhada?
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, responsabilidade compartilhada é o conjunto de deveres que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e serviços públicos têm a fim de minimizar a geração de resíduos e seus impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos.
O conceito envolve a criação de soluções sustentáveis de ponta a ponta, com sistemas de coleta, descarte de resíduos e fiscalização.
Como funciona a logística reversa?
A logística reversa funciona por meio de um sistema que viabiliza o retorno de resíduos sólidos ao setor produtivo ou o descarte ambientalmente correto. É um processo que envolve a comunidade como um todo, desde cidadãos e empresas até órgãos públicos.
Por exemplo, o poder público é responsável por fiscalizar e educar, já o setor privado tem o papel de promover ações de gestão ambiental responsável, enquanto os consumidores aderem a práticas de devolução consciente.
Como se vê, a interação entre todos cria um modelo eficiente de preservação ambiental e inovação sustentável.
Quais são as etapas da logística reversa?
Abaixo, confira as principais etapas para entender o processo na prática.
- Coleta: o primeiro passo é a coleta dos produtos ou materiais de descarte, que ocorre em pontos específicos, como lojas ou postos de coleta reversa.
- Classificação: os itens passam pela triagem e classificação conforme seu tipo e condição, como recicláveis, reutilizáveis ou resíduos perigosos.
- Desmontagem e preparação: depois, é hora de desmontar produtos complexos, como eletrônicos, para separar os componentes reutilizáveis ou recicláveis. Já os materiais perigosos recebem tratamento de acordo com as normas ambientais.
- Armazenamento: envio dos produtos ou materiais para armazenagem temporária até seguirem para a próxima etapa.
- Transporte: o transporte tem como destino as instalações de reciclagem, recondicionamento ou descarte.
- Tratamento ou reaproveitamento: na etapa de tratamento, é possível reciclar os materiais, recondicioná-los ou prepará-los para reutilização. De acordo com a classificação, pode ocorrer o descarte de maneira ambientalmente responsável.
- Reintegração ou destinação final: os materiais reciclados ou recondicionados retornam à cadeia produtiva, enquanto os resíduos não reaproveitáveis seguem para seu destino final, como unidades de tratamento.
- Monitoramento e controle: o processo tem monitoramento constante para garantir que todas as etapas cumpram as regulamentações ambientais e as metas de eficiência.
Trata-se de um ciclo que não apenas reduz o impacto ambiental, mas também fortalece a economia circular, além de promover inovação, sustentabilidade, entre outros benefícios que veremos a seguir.
Conheça os principais benefícios da logística reversa
Os principais benefícios da logística reversa são:
- cumprimento das exigências legais;
- redução de custos;
- fortalecimento da imagem positiva da marca;
- inovação e apoio à economia circular;
- melhoria no relacionamento com stakeholders.
Saiba mais sobre cada um a seguir!
Cumprimento das exigências legais
As empresas que negligenciam os cuidados com a logística reversa das mercadorias podem sofrer penalidades administrativas, receber multas ambientais, interdições ou mesmo responder a ações judiciais.
Logo, ao aderirem à prática, garantem conformidade com a legislação ambiental e evitam penalidades prejudiciais a suas operações.
Redução de custos
A implementação de um sistema de logística reversa possibilita o reaproveitamento de materiais, o que diminui a dependência de matérias-primas novas. Além disso, quando os processos têm uma boa estrutura, as empresas conseguem reduzir seus gastos com descarte de resíduos e até mesmo com o transporte para aterros sanitários.
Fortalecimento da imagem positiva da marca
Sabemos que as pessoas estão cada vez mais atentas à sustentabilidade nas práticas empresariais. Uma pesquisa da agência Union + Webster revelou que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade.
Ao mesmo tempo, 70% estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos e serviços de empresas com práticas sustentáveis. Ou seja, o público moderno valoriza ações concretas em prol do meio ambiente, o que transforma tais medidas em verdadeiros diferenciais competitivos.
Inovação e apoio à economia circular
Outro benefício é o estímulo à inovação, especialmente no design de produtos mais fáceis de desmontar, reutilizar ou reciclar.
A iniciativa contribui com a transição para um modelo de economia circular, no qual se minimiza o desperdício ao passo que os recursos são aproveitados ao máximo.
Melhoria no relacionamento com stakeholders
Por fim, cria-se um ecossistema de benefícios mútuos ao estabelecer parcerias com cooperativas de reciclagem, comunidades e órgãos governamentais.
Além disso, cumprir normas ambientais fortalece a relação da empresa com investidores e fornecedores que valorizam práticas sustentáveis.
Exemplos de logística reversa na prática
Entre os exemplos mais comuns está o recolhimento de pilhas e baterias usadas. É cada vez mais comum que fabricantes e comerciantes disponibilizem pontos de coleta para os itens, o que garante o envio correto para reciclagem ou descarte ambientalmente seguro.
Outro exemplo é o retorno de garrafas plásticas e latas de alumínio para indústrias de reciclagem, que, depois, reutilizam o material em novos ciclos produtivos a fim de reduzir a necessidade de matéria-prima virgem e os impactos ambientais.
Ambisis: a solução para a gestão ambiental da sua empresa
A logística reversa é apenas um dos aspectos que exigem atenção e um controle minucioso da informação quando se fala em gestão ambiental.
Nesse cenário, a tecnologia Ambisis é uma grande aliada. Isso porque ela te ajuda a centralizar dados, permitindo que você organize e monitore processos de forma completa e integrada, indo das demandas da gestão de resíduos às de licenças ou de vistorias, por exemplo.
Tudo isso com o objetivo de manter a sua operação em conformidade com as normas e leis ambientais, e fazer com que a sua empresa seja um exemplo da eficiência na promoção de práticas sustentáveis.
Que tal saber como nossas soluções podem transformar a gestão ambiental da sua empresa?