Uma empresa que tem como meta o desenvolvimento sustentável precisa de diretrizes claras para orientar a implementação das medidas necessárias. Para conduzir essa tarefa, as organizações utilizam o sistema de gestão ambiental (SGA).
O SGA é um conjunto de processos e práticas que auxilia as organizações a reduzir seus impactos ambientais e aumentar sua eficiência operacional.
Segundo o relatório anual Panorama ESG 2024 da Amcham Brasil, 71% das empresas nacionais começaram ou implementaram boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança no último ano.
Então, não há tempo a perder! Continue a leitura para entender o que é, os objetivos, as etapas e os requisitos para implementação de um SGA.
Boa leitura!
O que é o sistema de gestão ambiental (SGA)?
O sistema de gestão ambiental (SGA) é uma série de tarefas que visa reduzir o impacto ambiental das atividades produtivas de empresas, regidas por objetivos, estratégias e políticas adotadas pelos negócios para alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável em longo prazo.
Uma das estratégias de implementação do SGA é por meio da norma ISO 14001. As diretrizes auxiliam na criação de uma política ambiental corporativa que respeita todas as regulamentações internas e governamentais.
O sistema de gestão orienta o cumprimento dos requisitos obrigatórios identificados na política da organização, como redução ou eliminação dos impactos ambientais negativos de seus produtos, serviços e atividades e/ou o aumento de seus efeitos positivos.
Qual o objetivo de um sistema de gestão ambiental?
Os objetivos do SGA em uma organização são:
- prevenir impactos ambientais gerados pelas atividades, serviços ou produtos comercializados;
- manter a conformidade regulatória em relação aos componentes ambientais relevantes para o negócio;
- estabelecer políticas ou diretrizes corporativas que orientem a atuação da empresa e levem ao cumprimento de seus objetivos ambientais;
- melhorar a imagem ou reputação da organização no mercado;
- estreitar o relacionamento com as partes interessadas, como stakeholders, sócios e a comunidade.
A implementação de um SGA exige o comprometimento com a consciência ambiental de todos que compõem a organização.
Esse alinhamento é crucial para que os colaboradores entendam os objetivos e os critérios para as tomadas de decisão, o que reduz conflitos e garante a eficácia operacional.
Como implantar as etapas da auditoria de um sistema de gestão ambiental?
A base da implantação de um sistema de gestão ambiental é a construção de pilares que sustentem e construam os objetivos definidos. Confira o passo a passo.
1. Criar ou atualizar a política ambiental do negócio
A criação/atualização da política ambiental marca um ponto de virada na empresa, pois lista todas as obrigações internas e externas necessárias para a operação.
2. Estabelecer objetivos de curto e longo prazo
A definição de objetivos ambientais concretos e mensuráveis em curto e longo prazo com base na realidade atual da organização orienta e estabelece prioridades para o desenvolvimento das atividades do SGA.
3. Definir planos de ação
Cada plano de ação precisa de um responsável e prazo definidos para garantir o andamento das tarefas e o cumprimento dos cronogramas, o que possibilita o alcance dos objetivos em curto prazo e longo prazo.
4. Recrutar as pessoas necessárias
A execução dos planos de ação exige pessoas capacitadas e dedicadas para cumpri-los. Os colaboradores podem vir da equipe interna ou de consultores ambientais externos contratados pela organização.
5. Adotar novos recursos tecnológicos
A transformação digital chegou! A incorporação de ferramentas tecnológicas, como um software de gestão de requisitos legais, ajuda a organizar os processos e aumentar a produtividade da equipe.
6. Medir e controlar os resultados
Para que o SGA garanta o alinhamento ambiental das empresas, é fundamental monitorar a evolução dos indicadores-chave e o grau de conformidade e adesão às diretrizes da Política Ambiental.
7. Realizar a melhoria contínua dos processos
O sucesso de um SGA depende de um esquema de melhoria contínua. O cumprimento de pequenos objetivos de curto prazo e a realização de alterações necessárias nas estratégias possibilitam o alcance de metas complexas em longo prazo.
Uma das ferramentas de qualidade que auxiliam a implementação do sistema de gestão ambiental é o ciclo PDCA — sigla que corresponde às palavras em inglês: plan (planejar), do (fazer), check (checar) e act (agir).
Entenda como o método funciona no artigo: Como aplicar o ciclo PDCA em projetos ambientais.
Quais são os requisitos de um sistema de gestão ambiental?
Os requisitos de um sistema de gestão ambiental, conforme as diretrizes internacionais da norma ISO 14001, são:
- identificar os aspectos ambientais e seus impactos conforme o ciclo de vida da operação;
- estabelecer processos de monitoramento das legislações ambientais para assegurar a conformidade da documentação com as respectivas leis;
- determinar medidas preventivas contra poluição, seja por meio de resíduos líquidos, sólidos ou gasosos;
- realizar a melhoria contínua dos processos do SGA para que a empresa atualize e evolua seu desempenho ambiental.
É válido destacar que a documentação de todas as diretrizes internas facilita a pesquisa de informações pela equipe atual e futura.
Assim, as normas, como a ISO 14001, auxiliam na gestão do desempenho, priorizam a redução de impactos ambientais, a conformidade legal e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Sistema de gestão ambiental: exemplos
Cada empresa, conforme o porte e área de atuação, pode implantar um tipo diferente de sistema de gestão ambiental. Dessa forma, a estrutura do SGA é adaptável às necessidades e objetivos da organização.
A norma ISO 14001 é um exemplo de sistema de gestão ambiental. Porém, existem outros, como o Eco-Management and Audit Scheme (EMAS), criado pela Comissão Europeia, em 1991, e o ISO 14005, que auxilia as organizações a dividir suas metas ambientais em fases menores e mais atingíveis.
Embora cada SGA seja diferente, todos incentivam a melhoria contínua das organizações para atingir metas ambientais maiores.
Como obter a certificação SGA?
O sistema de gestão ambiental equilibra a relação entre negócios e meio ambiente, além de regulamentar, fiscalizar e promover as boas práticas de desenvolvimento sustentável.
Além disso, não importa o tamanho da organização ou o setor, todas podem implementar um sistema com sucesso.
Sua empresa está nesse caminho ou deseja se atualizar? Baixe gratuitamente o ‘Checklist ISO 14001:2015’, um guia objetivo e completo com o resumo das principais exigências da norma ISO 14001 e o que fazer para implantá-las.
Com o apoio do checklist, o seu time confere se a implementação de todos os requisitos para conquistar a certificação ocorreu de forma correta. Faça o download e aproveite!