Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão ocupando cargos de gestão institucional e avaliando práticas ambientais, sociais e de governança antes de investirem nas empresas. Essas características dão origem ao que chamamos de ESG. Você já ouviu falar?
Neste texto você vai ficar sabendo, com detalhes, tudo sobre o que é ESG, o significado da sigla, exemplos na prática, a evolução do ESG, vantagens, investimentos em empresas que implementam a sigla e como aplicar ela na prática.
Origem da sigla ESG
Em 2005 em uma publicação exploradora do Banco Mundial juntamente com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada a sigla ESG em conjunto com 20 instituições financeiras de 9 países, incluindo o Brasil, chamado Who Cares Wins.
Esse termo surgiu de uma provocação que o secretário geral da ONU (Kofi Annan) fez a 50 CEOs de grandes entidades financeiras, para que implementassem fatores sociais, ambientais e governamentais no mercado de capitais.
No mesmo período, foi lançado o relatório Freshfield pela UNEP-FI, mostrando a importância da integração do ESG para a avaliação financeira.
Em 2007, surgiram os green bonds, títulos com objetivo de juntar recursos para promover a melhoria do meio ambiente. São reconhecidos como títulos verdes ou investimentos verdes.
Hoje, os critérios ESG evoluíram globalmente e estão apontando para um rumo sem volta no mundo dos investimentos.
Como, por exemplo, de acordo com as informações da empresa PwC, dizendo que até 2025, cerca 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa serão ESG, isso em valores, significa um valor em torno dos 7,6 trilhões de euros.
Significado da sigla ESG
O ESG vem do inglês e tem como significado Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Esse conceito tem utilidades diferentes, pode ser aplicado internamente, na gestão da empresa, ou também externamente, para ser analisado.
Portanto, existem objetivos interdependentes, tanto para quem é colaborador de uma empresa, quanto para quem analisa a empresa externamente.
E – Environmental (ambiental)
Nessa categoria a empresa planeja e desenvolve as ações alinhadas em visar a preservação e proteção do meio ambiente, algumas categorias que se encaixam são:
- Aquecimento global;
- Desmatamento;
- Escassez da água;
- Exploração irregular de matéria prima;
- Descarte de resíduos;
- Logística reversa.
Dentro da sigla E, entra também o selo ISO 14.001, uma norma internacional que permite às empresas demonstrarem o seu compromisso com o meio ambiente.
Exemplos de ações ambientais:
- Políticas de desmatamentos;
- Uso de fontes de energias renováveis;
- Gestão de resíduos;
- Preservação da biodiversidade;
- Parecer da empresa em relação às mudanças climáticas;
- Logística de produtos e materiais;
- Aplicação de políticas para redução da poluição da água e do ar.
S – Social
Por outro lado, na questão social as empresas desenvolvem e aplicam ações direcionadas às suas comunidades e seus públicos internos e externos, tornando os relacionamentos entre si mais justos, alguns exemplos:
- Diversidade da equipe;
- Relacionamento com a comunidade;
- Envolvimento dos funcionários;
- Respeito às leis trabalhistas e aos direitos humanos.
Exemplos de ações sociais:
- Plano de previdência para os funcionários;
- Salário justo;
- Benefícios para os colaboradores;
- A empresa deve se posicionar em relação aos direitos humanos;
- Programas de qualificação e treinamentos;
- Envolver os funcionários na gestão da empresa;
- Ter uma política corporativa em relação à inclusão e a diversidade;
- Ter uma boa gestão de relacionamento entre cliente e empresa.
G – Governance (governança)
Portanto, por último temos o G, que se trata do sistema de governança corporativa da empresa e suas práticas adquiridas, elas precisam estar muito bem alinhadas e muito bem implementadas dentro das corporações. Portanto, são analisados aspectos como:
- Membros do conselho;
- Conduta corporativa;
- Existência de canais de denúncia;
- Estrutura de comitê de auditoria.
Exemplos de ações de governança:
- Gestão de riscos;
- Transparência em relação à contabilidade e o financeiro;
- Remunerar os acionistas;
- Práticas anticorrupção e integridade;
- Ter relatórios financeiros honestos;
- Diversidade e igualdade nos conselhos.
Evolução temporal da sigla ESG
As referências ESG tiveram um grande crescimento no final do ano de 2019 e no começo de 2020 com o avanço da pandemia, que colocou em pauta, mais do que nunca, a qualidade de vida da sociedade, elevando a discussão no ambiente virtual a um novo patamar.
Portanto, com a evolução e um volume significativo de pessoas falando sobre o assunto, foram observados mais de 22 mil conteúdos novos sobre o tema na internet.
De acordo com o Pacto Global as oito mais pesquisadas foram: “tendência ESG”, “fatores ESG”, “movimento ESG”, “políticas ESG”, “agenda ESG”, “critérios ESG”, “questões ESG”, “iniciativa ESG”.
Sendo assim, a sigla ESG ganhou bastante força no Fórum Econômico Mundial que aconteceu em Davos, no ano de 2020. Contudo, quando a pandemia de covid-19 acelerou e implementou critérios dos três pilares ESG como principais nas discussões da permanência do negócio no mercado.
No ano de 2021 a sigla ganhou bastante força e se transformou em uma verdadeira palavra de ordem, sendo assim, foi difícil ler os noticiários sem ver as empresas transformando as suas práticas para se encaixar aos padrões ESG.
E assim, a partir de 2022 os investimentos em empresas de tecnologia e em práticas ambientais, sociais e governamentais devem ganhar um aumento considerável, fazendo com que cada vez mais as empresas implementem a sigla e suas condicionantes.
Vantagens de ser uma empresa ESG
Assim, a implementação do ESG nas empresas contribui para uma boa imagem diante dos consumidores e investidores e, consequentemente, nos resultados financeiros das organizações. Portanto, implementar políticas sustentáveis passou a ser uma regra no mercado.
Sendo assim, o impacto da sigla no meio empresarial é de extrema relevância do ponto de vista econômico, algumas vantagens são:
- Melhorar o desempenho financeiro;
- Aumentar a confiança do investidor;
- Garantir a fidelidade do consumidor;
- Fortalecer a imagem positiva da empresa;
- Ampliar a retenção e satisfação de talentos;
- Reduzir custos e desperdícios;
- Assegurar a transparência;
- Mitigar riscos.
Portanto, implementar a sigla ESG é garantir que a sua empresa vai ter um futuro sólido e também que todos aqueles que estejam envolvidos, independente de qual parte também vão ter um retorno positivo.
Investimento em empresas ESG
Contudo, o ESG auxilia para atestar se uma organização possui a compreensão da influência que ela exerce, o impacto positivo ou negativo e também do valor compartilhado que ela pode causar por meio dos seus negócios diante a todo o seu ecossistema de relacionamento.
Em outras palavras, ele busca medir se a empresa é realmente uma opção viável para investimentos sustentáveis capaz de gerar impactos financeiros, sociais e ambientais positivos.
Dessa forma, a integração de ESG na estratégia do modelo de negócios das instituições insiste que propósito e lucro são indispensáveis.
Sendo assim, o mercado está cada vez se importando mais com o meio ambiente, exigindo que as empresas também estejam se preocupando e que tenham meios de preservação ambiental (tratando a água, descartando os resíduos de forma correta, usando energia renovável, etc).
E o investidor vai preferir investir em corporações que estão seguindo esses termos, porque o risco de perder o dinheiro investido é muito menor.
Quer ser uma empresa ESG? Saiba por onde começar:
Primeiramente é importante entender as motivações da sua empresa e alinhar as expectativas. Assim, é quase impossível de se criar um programa de sustentabilidade de um dia para o outro.
Sendo assim, outro ponto, é alinhar as ações sociais da sua empresa, ter um bom relacionamento com os seus colaboradores e clientes. Assim, também é importante ter um diálogo com os funcionários, fazer ações que os motivem no ambiente de trabalho. Portanto, as questão social é muito relevante para a sua instituição ter grandes resultados e crescer no mercado.
A governança precisa estar muito bem alinhada para que funcione de forma correta, os membros do conselho precisam ser transparentes e honestos, serem organizados, não esquecerem dos seus acionistas e também ter boas práticas anticorrupção.
Portanto, é necessário entender que existem recursos naturais finitos e impactos diretos em todas as ações realizadas. Sendo assim, é agir de forma ética e respeitosa com as organizações e com o planeta.
Assim, ser ESG é pensar no presente e na continuidade e na sustentabilidade da empresa, se adaptando aos novos tempos e aos limites, qualquer que seja a vontade da humanidade.
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