ESG – A nova onda verde

Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão ocupando cargos de gestão institucional e avaliando práticas ambientais, sociais e de governança antes de investirem nas empresas. Essas características dão origem ao que chamamos de ESG. Você já ouviu falar? 

Neste texto você vai ficar sabendo, com detalhes, tudo sobre o que é ESG, o significado da sigla, exemplos na prática, a evolução do ESG, vantagens, investimentos em empresas que implementam a sigla e como aplicar ela na prática. 

Origem da sigla ESG

Em 2005 em uma publicação exploradora do Banco Mundial juntamente com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada a sigla ESG em conjunto com 20 instituições financeiras de 9 países, incluindo o Brasil, chamado Who Cares Wins. 

Esse termo surgiu de uma provocação que o secretário geral da ONU (Kofi Annan) fez a 50 CEOs de grandes entidades financeiras, para que implementassem fatores sociais, ambientais e governamentais no mercado de capitais.

No mesmo período, foi lançado o relatório Freshfield pela UNEP-FI, mostrando a importância da integração do ESG para a avaliação financeira.

Em 2007, surgiram os green bonds, títulos com objetivo de juntar recursos para promover a melhoria do meio ambiente. São reconhecidos como títulos verdes ou investimentos verdes.

Hoje, os critérios ESG evoluíram globalmente e estão apontando para um rumo sem volta no mundo dos investimentos. 

Como, por exemplo, de acordo com as informações da empresa PwC, dizendo que até 2025, cerca 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa serão ESG, isso em valores, significa um valor em torno dos 7,6 trilhões de euros.

significado da sigla ESG
Significado da sigla ESG

Significado da sigla ESG

O ESG vem do inglês e tem como significado Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Esse conceito tem utilidades diferentes, pode ser aplicado internamente, na gestão da empresa, ou também externamente, para ser analisado. 

Portanto, existem objetivos interdependentes, tanto para quem é colaborador de uma empresa, quanto para quem analisa a empresa externamente.

E – Environmental (ambiental) 

Nessa categoria a empresa planeja e desenvolve as ações alinhadas em visar a preservação e proteção do meio ambiente, algumas categorias que se encaixam são:

  • Aquecimento global;
  • Desmatamento; 
  • Escassez da água;
  • Exploração irregular de matéria prima;
  • Descarte de resíduos; 
  • Logística reversa. 

Dentro da sigla E, entra também o selo ISO 14.001, uma norma internacional que permite às empresas demonstrarem o seu compromisso com o meio ambiente. 

Exemplos de ações ambientais:

  • Políticas de desmatamentos;
  • Uso de fontes de energias renováveis;
  • Gestão de resíduos;
  • Preservação da biodiversidade;
  • Parecer da empresa em relação às mudanças climáticas;
  • Logística de produtos e materiais;
  • Aplicação de políticas para redução da poluição da água e do ar.

 S – Social

Por outro lado, na questão social as empresas desenvolvem e aplicam ações direcionadas às suas comunidades e seus públicos internos e externos, tornando os relacionamentos entre si mais justos, alguns exemplos: 

  • Diversidade da equipe;
  • Relacionamento com a comunidade;
  • Envolvimento dos funcionários; 
  • Respeito às leis trabalhistas e aos direitos humanos.

Exemplos de ações sociais:

  • Plano de previdência para os funcionários;
  • Salário justo;
  • Benefícios para os colaboradores; 
  • A empresa deve se posicionar em relação aos direitos humanos; 
  • Programas de qualificação e treinamentos; 
  • Envolver os funcionários na gestão da empresa;
  • Ter uma política corporativa em relação à inclusão e a diversidade;
  • Ter uma boa gestão de relacionamento entre cliente e empresa. 

G – Governance (governança)

Portanto, por último temos o G, que se trata do sistema de governança corporativa da empresa e suas práticas adquiridas, elas precisam estar muito bem alinhadas e muito bem implementadas dentro das corporações. Portanto, são analisados aspectos como:

  • Membros do conselho;
  • Conduta corporativa;
  • Existência de canais de denúncia;
  • Estrutura de comitê de auditoria.

Exemplos de ações de governança:

  • Gestão de riscos;
  • Transparência em relação à contabilidade e o financeiro;
  • Remunerar os acionistas; 
  • Práticas anticorrupção e integridade;
  • Ter relatórios financeiros honestos; 
  • Diversidade e igualdade nos conselhos.

 Evolução temporal da sigla ESG 

As referências ESG tiveram um grande crescimento no final do ano de 2019 e no começo de 2020 com o avanço da pandemia, que colocou em pauta, mais do que nunca, a qualidade de vida da sociedade, elevando a discussão no ambiente virtual a um novo patamar. 

Portanto, com a evolução e um volume significativo de pessoas falando sobre o assunto, foram observados mais de 22 mil conteúdos novos sobre o tema na internet. 

De acordo com o Pacto Global as oito mais pesquisadas foram: “tendência ESG”, “fatores ESG”, “movimento ESG”, “políticas ESG”, “agenda ESG”, “critérios ESG”, “questões ESG”, “iniciativa ESG”.

Sendo assim, a sigla ESG ganhou bastante força no Fórum Econômico Mundial que aconteceu em Davos, no ano de 2020. Contudo, quando a pandemia de covid-19 acelerou e implementou critérios dos três pilares ESG como principais nas discussões da permanência do negócio no mercado.

No ano de 2021 a sigla ganhou bastante força e se transformou em uma verdadeira palavra de ordem, sendo assim, foi difícil ler os noticiários sem ver as empresas transformando as suas práticas para se encaixar aos padrões ESG.

E assim, a partir de 2022 os investimentos em empresas de tecnologia e em práticas ambientais, sociais e governamentais devem ganhar um aumento considerável, fazendo com que cada vez mais as empresas implementem a sigla e suas condicionantes.

Vantagens de ser uma empresa ESG

Assim, a implementação do ESG nas empresas contribui para uma boa imagem diante dos consumidores e investidores e, consequentemente, nos resultados financeiros das organizações. Portanto, implementar políticas sustentáveis passou a ser uma regra no mercado.

Sendo assim, o impacto da sigla no meio empresarial é de extrema relevância do ponto de vista econômico, algumas vantagens são:

  • Melhorar o desempenho financeiro;
  • Aumentar a confiança do investidor;
  • Garantir a fidelidade do consumidor;
  • Fortalecer a imagem positiva da empresa;
  • Ampliar a retenção e satisfação de talentos;
  • Reduzir custos e desperdícios;
  • Assegurar a transparência;
  • Mitigar riscos. 

Portanto, implementar a sigla ESG é garantir que a sua empresa vai ter um futuro sólido e também que todos aqueles que estejam envolvidos, independente de qual parte também vão ter um retorno positivo. 

Investimento em empresas ESG

Contudo, o ESG auxilia para atestar se uma organização possui a compreensão da influência que ela exerce, o impacto positivo ou negativo e também do valor compartilhado que ela pode causar por meio dos seus negócios diante a todo o seu ecossistema de relacionamento.  

Em outras palavras, ele busca medir se a empresa é realmente uma opção viável para investimentos sustentáveis ​​capaz de gerar impactos financeiros, sociais e ambientais positivos. 

Dessa forma, a integração de ESG na estratégia do modelo de negócios das instituições insiste que propósito e lucro são indispensáveis. 

Sendo assim, o mercado está cada vez se importando mais com o meio ambiente, exigindo que as empresas também estejam se preocupando e que tenham meios de preservação ambiental (tratando a água, descartando os resíduos de forma correta, usando energia renovável, etc). 

E o investidor vai preferir investir em corporações que estão seguindo esses termos, porque o risco de perder o dinheiro investido é muito menor.

Quer ser uma empresa ESG? Saiba por onde começar:

Primeiramente é importante entender as motivações da sua empresa e alinhar as expectativas. Assim, é quase impossível de se criar um programa de sustentabilidade de um dia para o outro. 

Sendo assim, outro ponto, é alinhar as ações sociais da sua empresa, ter um bom relacionamento com os seus colaboradores e clientes. Assim, também é importante ter um diálogo com os funcionários, fazer ações que os motivem no ambiente de trabalho. Portanto, as questão social é muito relevante para a sua instituição ter grandes resultados e crescer no mercado.

A governança precisa estar muito bem alinhada para que funcione de forma correta, os membros do conselho precisam ser transparentes e honestos, serem organizados, não esquecerem dos seus acionistas e também ter boas práticas anticorrupção. 

Portanto, é necessário entender que existem recursos naturais finitos e impactos diretos em todas as ações realizadas. Sendo assim, é agir de forma ética e respeitosa com as organizações e com o planeta.

Assim, ser ESG é pensar no presente e na continuidade e na sustentabilidade da empresa, se adaptando aos novos tempos e aos limites, qualquer que seja a vontade da humanidade.

Como o Ambisis pode te ajudar a ser uma empresa ESG

O software para gestão ambiental Ambisis possui três pilares indispensáveis para uma gestão ambiental mais segura e produtiva. São eles:

  • Gestão de prazos, com automação dos processos, garantindo o cumprimento dos prazos
  • Documentos, com segurança e acesso de qualquer dispositivo
  • Responsáveis, que auxilia na tomada de decisões tornando-as mais assertivas e rápidas, entregando redução do tempo e retrabalho. 

Assim, a timeline do Ambisis inicia desde o pedido de licença passando por processos de licenciamento, condicionantes seguido dos protocolos, ofícios, certificados e vistorias. 

Assim, tudo isso compilado em um dashboard com gráficos para melhores tomadas de decisões. 

Com o Ambisis, a gestão ambiental se torna um ativo do seu negócio. 

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