O agronegócio e a agroindústria, pilares da economia brasileira, abrangem uma diversidade de segmentos. Nos últimos anos, o agro vem passando por grandes transformações, motivadas pela era do protagonismo do consumidor e pela necessidade crescente de cuidar do planeta e preservar os recursos naturais.
Essa realidade é possível devido tanto à adoção de novas tecnologias quanto a implementação de novas técnicas de manejo, de plantio, entre outros. Além da clara importância sustentável dessas iniciativas, o propósito de preservar o meio ambiente e atender a legislação vigente, pode ser um diferencial competitivo, na obtenção da matéria-prima e na industrialização.
Não seria exagero dizer que, possivelmente, estamos diante da maior oportunidade do século para o setor.
Neste artigo, falaremos sobre duas atividades específicas: a cadeia do leite e a cadeia produtiva de grãos.
Sustentabilidade na produção de leite
Na produção de leite nas fazendas, já existem muitas ações que podem ser implementadas em prol da sustentabilidade ambiental. Uma delas é a tecnologia de biodigestores, a qual deve ter sua viabilidade econômica avaliada antes da implantação.
Basicamente, os biodigestores, nas fazendas de leite, são responsáveis por decompor a matéria orgânica, produzindo biogás e fertilizantes. Além dessa, outras iniciativas podem ser citadas, como:
- Reaproveitamento da água das chuvas;
- Reaproveitamento de resíduos como fertilizantes;
- Práticas de agricultura regenerativa;
- Bioinsumos;
- Uso de fonte de energia renovável;
- Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Sustentabilidade na agroindústria do leite (indústrias de laticínios)
Já nas indústrias processadoras de leite e derivados, também há uma série de medidas ambientalmente sustentáveis. Entre as mais comuns, pode ser citada a gestão adequada de resíduos e o co-aproveitamento do soro de leite na fabricação de outros lácteos, por exemplo.
Grandes empresas do setor e companhias multinacionais também lideram iniciativas como:
- Reformulação de embalagem, tornando-as 100% recicláveis, compostáveis e reutilizáveis;
- Redução e/ou compensação da emissão de gases do efeito estufa;
- Programa de parcerias com produtores de leite;
- Logística reversa;
- Economia circular;
- Práticas de ESG.
Sustentabilidade na cadeia produtiva de grãos
Na cadeia produtiva de grãos, iniciativas de sustentabilidade ambiental também vêm sendo desenvolvidas, como a Agricultura de Precisão (AP).
A AP se destaca como uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento de sistemas agropecuários sustentáveis, constituindo um exemplo bem-sucedido da aplicação da automação para aprimorar a eficiência produtiva nas áreas rurais.
Em linhas gerais, a Agricultura de Precisão (AP) é um processo de gestão que considera a variação espacial nas áreas de cultivo. A identificação das disparidades e a implementação adequada permitem otimizar o uso de recursos, como fertilizantes, corretivos, agroquímicos, água, energia e sementes, resultando em ganhos de produtividade e qualidade da colheita, ao mesmo tempo em que oferece benefícios ambientais.
Além da AP, outras práticas podem ser citadas, como:
- Rotação de culturas;
- Utilização de fontes de energia renovável;
- Agroecologia;
- Gestão de resíduos;
- Rastreabilidade;
- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF);
- Plantio Direto (PD).
Sustentabilidade na agroindústria e licenciamento ambiental
No agronegócio, o licenciamento ambiental está presente tanto nas fazendas quanto nas indústrias. O cumprimento das condicionantes ambientais para a obtenção, manutenção e renovação das licenças é fundamental. Além disso, uma adequada gestão de resíduos, incluindo o envio de MTR’s também devem ser consideradas.
Tudo isso, deve ser realizado dentro de prazos estabelecidos pelos órgãos ambientais competentes, para não haver o risco de notificações, multas, autuações e até mesmo interdições.
Plataforma para projetos ambientais na agroindústria e sustentabilidade
Para ganhar agilidade, centralização e conformidade, a plataforma do Ambisis é feita para agroindústrias que desejam simplificar seus projetos ambientais com segurança e produtividade.
Sendo a única solução do mercado com todas as funcionalidade disponíveis em um só lugar, a plataforma do Ambisis oferece:
- Gestão de prazos e alertas de vencimento;
- Gestão de licenças e condicionantes;
- Certificados de regularidades;
- Gestão de projetos;
- Dashboards personalizados;
- Gestão de resíduos e MTRs;
- Atualizações automáticas;
- Métricas e indicadores de ESG;
- Relatórios personalizados em até 10 cliques.
Entre em contato conosco e torne o meio ambiente do agro digital, do propósito ao diferencial competitivo! Chame nosso time de especialistas no WhatsApp pelo link abaixo: