O que é Carbon Disclosure Project (CDP)? Conheça o projeto

carbon disclosure project (cdp)

O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma organização global sem fins lucrativos, que administra o único sistema independente de divulgação ambiental do mundo. Você já ouviu falar sobre o projeto? 

Hoje, vamos entender a importância do CDP e como o projeto contribui para a preservação ambiental ao ajudar empresas e governos a adotarem práticas mais sustentáveis. 

Boa leitura!

O que é CDP – Carbon Disclosure Project?

O CDP (Carbon Disclosure Project), ou Projeto de Divulgação de Carbono, com tradução para o português, é uma organização global sem fins lucrativos, que surgiu em Londres, no ano 2000. A missão do projeto é integrar empresas, governos, investidores e outros setores em um esforço colaborativo para promover a preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, o principal objetivo do CDP é incentivar práticas corporativas que reduzam os impactos ambientais e, assim, estimular a transição para uma economia sustentável, que beneficie a vida humana, animal e o ecossistema como um todo.

Como funciona o Carbon Disclosure Project (CDP)?

O CDP funciona como um sistema de divulgação ambiental que reúne dados de diferentes setores. Por meio da plataforma, empresas de diversos segmentos compartilham informações sobre:

Com as informações, o CDP classifica o desempenho ambiental das organizações. Seus relatórios não apenas incentivam a transparência, mas também ajudam a identificar oportunidades para melhorar a sustentabilidade nas operações corporativas.

Além disso, o CDP auxilia investidores e governos a compreenderem os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, de modo que suas decisões se baseiem em dados completos, atualizados e confiáveis.

Agora que você sabe o que é CDP (Carbon Disclosure Project) e como funciona, conheça as empresas participantes.

Quais empresas participam do Carbon Disclosure Project?

O Carbon Disclosure Project (CDP) é, atualmente, um dos principais sistemas globais de divulgação ambiental, e atrai cada vez mais empresas. Em 2023, mais de 23 mil organizações divulgaram suas informações ambientais, o que representa aproximadamente dois terços da capitalização do mercado global. 

O número reflete um aumento de 24% em relação ao ano anterior e um crescimento impressionante de mais de 140% em comparação com 2020.

Entre as empresas com avaliação A em Clima, Florestas e Água estão L’Oréal, Danone, HP Inc e KAO Corporation. Tais organizações demonstraram um compromisso notável com a transparência ambiental e ações concretas para mitigar impactos negativos no meio ambiente.

Como o CDP influencia as empresas?

Nas empresas, o Carbon Disclosure Project exerce um papel fundamental no incentivo à melhoria contínua das práticas ambientais. Suas pontuações ajudam as organizações a progredirem em uma jornada que começa com a conscientização, passa pela medição dos impactos ambientais e culmina em ações concretas e mensuráveis.

O aumento do número de empresas participantes em 2023 reflete justamente a relevância crescente do Carbon Disclosure Project (CDP) como ferramenta de gestão ambiental. E mesmo aquelas que alcançam a nota máxima seguem em busca de práticas ainda mais sustentáveis. 

Ou seja, é uma dinâmica que incentiva a inovação e a transparência, de modo a criar um ambiente competitivo que priorize a sustentabilidade.

As divulgações consecutivas ao longo dos anos também permitem que as empresas monitorem seu progresso, identifiquem áreas críticas de melhoria e alinhem suas estratégias ambientais com as demandas globais por práticas sustentáveis.

CDP no Brasil: conheça as cidades que se destacam

O impacto do CDP no Brasil é crescente e, das 120 cidades ao redor do mundo que receberam o reconhecimento como líderes globais em ações ambientais na “A-List” em 2023, as localidades brasileiras chamaram a atenção. 

Entre as cidades do Brasil que receberam a pontuação máxima estão Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Os municípios se destacam por sua visão e conquistas na implementação de políticas climáticas inovadoras, e ajudaram a colocar o país em uma posição de destaque no cenário global de sustentabilidade.

O reconhecimento se alinha ao acordo global de preservação da Conferência sobre Biodiversidade – COP15, que ocorreu em 2022. Na ocasião, os países participantes firmaram o compromisso de preservar um terço da natureza do planeta até 2030, o que inclui ecossistemas vitais, como as florestas tropicais e os pântanos. 

Como são os relatórios do CDP?

Os relatórios do Carbon Disclosure Project (CDP) abrangem temas como: emissões de carbono, uso de recursos naturais e ações de mitigação contra as mudanças climáticas.

Após a coleta e análise dos dados, o CDP atribui uma pontuação que varia entre D e A, de acordo com critérios como a qualidade da divulgação, as práticas ambientais implementadas e os resultados que a empresa obteve. 

A avaliação serve tanto para orientar as empresas em sua jornada ambiental quanto para inspirar outras organizações a se envolverem no processo de coleta de dados e divulgação.

O objetivo final dos relatórios é criar um ciclo virtuoso: ao incentivar mais empresas a divulgar suas informações, o CDP contribui para fortalecer toda a cadeia econômica em direção à neutralidade de carbono

Inclusive, a busca pela redução das emissões globais de carbono se intensifica cada vez mais, e um estudo da ONU revelou que 64 dos 66 principais países emissores do mundo já adotaram ações eficazes e consistentes para contribuir com a diminuição das suas emissões.

Como funciona a adesão ao Carbon Disclosure Project (CDP)?

A adesão ao Carbon Disclosure Project (CDP) é um processo estruturado e acessível para empresas, cidades, estados, regiões e autoridades públicas que desejam divulgar seus dados ambientais. 

Veja abaixo como funciona! 

Passo 1: responder ao questionário do CDP

As organizações interessadas em participar do CDP devem preencher um questionário composto por um banco de perguntas que aborda quatro temas principais:

  • mudanças climáticas: as perguntas de clima no CDP têm como objetivo medir e divulgar os dados relacionados às emissões de carbono e aos riscos associados às alterações climáticas;
  • segurança hídrica: em meio à crise hídrica global, que se reflete em impactos econômicos e sustentáveis, o questionário aborda os riscos e oportunidades associados à gestão dos recursos hídricos pelas empresas;
  • florestas: o CDP oferece às organizações a possibilidade de medir e gerenciar os impactos sobre as florestas a partir de perguntas que visam mapear riscos, oportunidades e os avanços na preservação dos ecossistemas;
  • plásticos: com foco na transparência e sustentabilidade, as perguntas sobre plásticos ajudam as empresas a medir seus impactos relacionados ao material, e abordam questões como o peso total e o conteúdo de matéria-prima dos produtos plásticos.

Passo 2: estrutura dos questionários

Os questionários dividem-se em módulos que abrangem as áreas mais relevantes para a gestão ambiental, que são:

  • governança;
  • estratégia empresarial;
  • desempenho ambiental.

O site oficial do CDP fornece as orientações necessárias para que empresas, cidades, estados e regiões façam parte do programa e divulguem seus dados. Além de detalhar o processo, o portal disponibiliza recursos e guias que auxiliam as organizações a entenderem como estruturar e enviar suas divulgações ambientais.

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