Como resposta aos efeitos da crise climática das últimas décadas, e o consequente aumento da consciência dos consumidores para esse assunto, surge no contexto empresarial uma série de normas, regulamentos e leis que buscam garantir a preservação do meio ambiente através da sustentabilidade ambiental dos negócios.
Nesse contexto, empresas passam a correr atrás da regularização das suas atividades e da conquista de um bom desempenho ambiental para atender exigências legais e também para obter vantagens competitivas, fazendo com que a gestão ambiental eficiente seja cada vez mais importante e desejada em qualquer contexto.
Se você está nos acompanhando aqui, é porque faz parte do time de profissionais que desejam trabalhar de forma produtiva e ambientalmente responsável, guiando a sua empresa para o mesmo caminho, certo?
Então continue a leitura deste artigo para saber mais sobre uma das normas ambientais que te ajuda a otimizar o seu trabalho na gestão ambiental.
O que é a norma ISO 14031?
A ISO 14031 é uma norma que fornece diretrizes para estruturar e aplicar a Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) das organizações, auxiliando empresas a entenderem seu impacto ambiental e a avaliarem o cumprimento das próprias metas e da política ambiental, através da identificação e monitoramento de indicadores da área.
Originalmente publicada pela Organização Internacional para Padronização (ISO) e nacionalmente estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), essa norma faz parte da família ISO 14000, voltada à gestão ambiental nas empresas, e dá suporte aos requisitos da ISO 14001, que implementa o sistema de gestão ambiental (SGA) nas organizações.
Na prática, trata-se de uma norma feita para guiar equipes no processo de avaliação e que é aplicável a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho, localização e complexidade.
Mas não confunda sua abrangência com a ideia de que ela padroniza tudo. Vale destacar que, apesar de guiar as avaliações, a ISO 14031 não estabelece nenhum tipo de nível de desempenho ambiental, de padrão genérico a ser seguido por todos os negócios ou mesmo de métodos específicos para analisar diferentes tipos de impactos.
Conforme indicado pela própria ISO, “dependendo da natureza das atividades da organização, muitas vezes é necessário recorrer a outras fontes para obter informações e orientações adicionais sobre tópicos específicos do setor”.
Quais são os indicadores de desempenho ambiental da ISO 14031?
A ISO 14031 tem duas categorias gerais de indicadores para a ADA: indicadores de condição ambiental (ICA) e indicadores de desempenho ambiental (IDA). Entenda os objetivos de cada um a seguir.
Indicadores de condição ambiental (ICA)
Os indicadores de condição ambiental informam sobre as condições do meio ambiente de uma determinada área e o impacto real ou potencial da organização nessa região.
As informações levantadas auxiliam no planejamento e implementação da ADA e no monitoramento contínuo dos dados. Assim, as tomadas de decisão sobre planos de prevenção e melhorias são precisas. Veja exemplos de ICAs:
- concentração de gases poluentes no ar;
- nível de qualidade dos corpos d’água;
- grau de contaminação do solo;
- biodiversidade (espécies da flora e fauna existentes na área).
Indicadores de desempenho ambiental (IDA)
Os indicadores de desempenho ambiental avaliam a eficiência e a qualidade dos processos de gestão. Existem duas subcategorias de IDA:
1. Indicadores de desempenho gerencial (IDG)
Os IDGs mostram os resultados dos esforços administrativos no desempenho ambiental, como:
- atendimento dos requisitos legais;
- quantidade de recursos financeiros para programas ambientais e pesquisas de monitoramento;
- horas de treinamento para os profissionais internos.
2. Indicadores de desempenho operacional (IDO)
Os IDOs mostram o desempenho ambiental das atividades operacionais da empresa, como, por exemplo:
- litros de água consumida por dia;
- kilowatt-hora (kWh) de energia utilizada por dia;
- quantidade de gases estufa emitidos na produção/logística;
- quantidade de combustíveis fósseis gasta diariamente.
O monitoramento conjunto e contínuo dos ICAs e IDAs influenciam as decisões e ações da administração para melhorar o desempenho das estratégias de gestão. Por isso, é fundamental implementar a norma corretamente.
Leia também >>> Software de gestão de requisitos legais: o que é + vantagens
Como implementar a avaliação de desempenho ambiental ISO 14031?
O modelo gerencial do ciclo de melhoria contínua da norma ISO 14031 é o PDCA — Planejar (Plan), Fazer (Do), Checar (check) e Agir (Act). O uso da ferramenta indica que o processo de avaliação de desempenho ambiental não para.
Dessa forma, a empresa obtém dados atualizados em relação aos critérios ambientais e compara o desempenho atual com o passado. Veja as tarefas realizadas em cada etapa do PDCA:
1. Planejar
O primeiro passo da implementação é o planejamento da avaliação de desempenho ambiental. Nesta etapa, a equipe seleciona os indicadores utilizados, tanto os já existentes quanto os novos.
2. Fazer
A próxima etapa envolve as seguintes atividades:
- coletar dados relevantes para os indicadores selecionados;
- analisar e transformar dados em informações que descrevam o desempenho ambiental da empresa;
- avaliar as informações e comparar aos critérios ambientais da organização;
- documentar e comunicar os resultados obtidos.
3. Checar
Na terceira etapa da ADA, a equipe analisa os resultados dos indicadores, lista os pontos de melhorias nas áreas avaliadas e elabora os planos de ação para orientar as mudanças.
4. Agir
Quando as mudanças dão certo, o novo processo se torna padrão. Assim, as equipes compartilham conhecimento e auxiliam no crescimento do setor.
Após o período de trabalho para implementação das melhorias, o ciclo da ADA recomeça. Dessa forma, a empresa corrige o que é necessário com novos planos de ação e mantém os processos de gestão ambiental alinhados e eficientes.
Quais as vantagens de aplicar os aspectos ambientais da ISO 14031?
A aplicação das diretrizes ISO 14031 na avaliação de desempenho ambiental beneficia a gestão empresarial em pontos estratégicos, como:
- apontar as ações necessárias para atingir os critérios de desempenho ambiental da empresa;
- determinar os aspectos ambientais fundamentais do negócio;
- indicar oportunidades de melhoria na gestão ambiental (cuidados no descarte de resíduos, por exemplo);
- identificar tendências na performance ambiental;
- aumentar a eficiência da organização;
- levantar oportunidades estratégicas de diferenciação no mercado;
- melhorar a imagem e reputação da marca;
- garantir a conformidade legal dos processos de gestão ambiental da empresa.
Descomplique a gestão de informações ambientais
Agora que você sabe o que é a ISO 14031 e como a norma auxilia na avaliação de desempenho ambiental, a pergunta é: como organizar todas as informações da área de meio ambiente para fazer uma análise eficiente?
A resposta é simples: implemente o Ambisis na sua empresa.
O nosso software tem recursos essenciais para profissionais criarem e monitorarem planos de ação para atender aos requisitos legais e conectarem informações ao controle de licenças e condicionantes ambientais. Tudo em uma única plataforma.
Agende uma demonstração grátis do software para gestão ambiental mais completo do mercado e ganhe mais produtividade.