Advogado ambiental: saiba como esse profissional atua

Muitas empresas desejam colocar em prática projetos ambientais, mas não conseguem sozinhas. Afinal, até mesmo esse tipo de atividade precisa estar de acordo com a legislação vigente. E é nesse contexto que o advogado ambiental atua: ao prestar uma boa consultoria, o profissional avalia como implementar a iniciativa para obter benefícios tanto para a comunidade local quanto para a companhia.

Segundo pesquisa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as 8.758 empresas com iniciativas e práticas ambientais em 2023, 7.669 (87,6%) enfrentaram dificuldades nos projetos ambientais. O profissional do Direito atua para facilitar essa implementação.

Neste texto, você descobrirá o que um advogado do meio ambiente faz e como uma boa ferramenta de gestão ajuda seu negócio a se manter em conformidade legal. Continue a leitura.

O que um advogado ambiental faz?

Advogado ambiental é o profissional do Direito, com carteira emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e especializado em questões do meio ambiente, principalmente, em legislação ambiental. 

O profissional da advocacia ambiental tem um papel muito importante para a preservação do meio ambiente, pois auxilia empresas a se manterem adequadas à legislação ambiental brasileira enquanto contribuem com o  desenvolvimento econômico da região em que operam.

É essencial que esse especialista se atualize constantemente. Além da legislação, as mudanças climáticas e as denúncias de crimes ambientais pedem medidas mais severas das empresas para cercear uma crise.

Como o advogado ambiental ajuda uma empresa?

Um advogado ambiental trabalha para auxiliar seu negócio de diferentes maneiras, como:

  • consultoria jurídica;
  • processos de licenciamento ambiental;
  • defesa em processos administrativos;
  • planos de recuperação;

Veja, com mais detalhes, o que um advogado ambiental faz para uma empresa.

Consultoria jurídica

Um gestor pode ter experiência em seu segmento, mas não necessariamente o entendimento das leis. Textos jurídicos seguem uma terminologia bastante particular, que nem sempre será fácil de entender para o público geral.

Nesse sentido, a advocacia ambiental presta assessoria para questões relacionadas ao meio ambiente, como as normas que o negócio precisa cumprir ou a gestão de resíduos, “traduzindo” as leis para que o gestor saiba o que é essencial cumprir.

Além do conhecimento jurídico, o advogado ambiental auxilia a elaborar documentos técnicos essenciais para estar em conformidade ambiental, como o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

Por fim, o profissional realiza análises sobre os impactos ambientais do empreendimento e sugere medidas para mitigá-los.

Processos de licenciamento ambiental

Empresas que utilizam recursos ambientais e efetuam atividades consideradas potencialmente poluidoras precisam de licenciamento ambiental para atuar. O procedimento administrativo é essencial para evitar que essas companhias tenham um impacto muito negativo na região em que atuam ou que ampliem seu campo para locais de preservação ambiental.

Como o advogado ambiental tem conhecimento e experiência nesse tipo de licenciamento, pode contribuir para agilizar as etapas burocráticas e evitar atrasos desnecessários. 

O profissional também auxilia a obter licenças ambientais para operações industriais, construções e outros projetos.

Defesa em processos administrativos

Em muitos casos, empresas e indústrias começam seus empreendimentos sem mensurar os riscos das atividades no ambiente. Essa atuação pode resultar em processos administrativos e infrações ambientais.

É nesse contexto que o advogado do meio ambiente aparece. Além de preparar a defesa e propor soluções viáveis, o profissional acompanha os processos administrativos no Ibama, ICMBio e órgãos públicos de fiscalização ambiental.

Planos de recuperação

Pelo seu conhecimento da legislação, o advogado ambiental é um dos profissionais essenciais para elaborar um plano de contingência, que possa mitigar os problemas da atividade.

Alem disso, o auxílio do especialista também é válido para acompanhar a execução do plano, já que ele atua para garantir a implementação adequada das medidas.

Medidas ESG

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). É um conjunto de medidas para permitir que uma empresa seja ambiental e socialmente responsável, mas sem prejudicar seus negócios — o que mostra seu bom gerenciamento.

Uma das dimensões mais relevantes é justamente a Environmental (ambiental), que impacta diretamente as outras. Quando um negócio não se responsabiliza pela degradação do solo ou poluição das águas de um local, prejudica a qualidade de vida e até a economia da população local.

O advogado ambiental auxilia a elaborar projetos ESG que estejam em conformidade ambiental. Por exemplo: a implementação de um projeto social que contemple medidas de apoio à comunidade e uso de materiais descartáveis como matéria-prima.

Nesse contexto, o profissional:

  • observa em quais medidas de ESG o projeto se aplica e como adequá-lo aos três pilares;
  • se o projeto está de acordo com as obrigações legais.

Como uma ferramenta de gestão ambiental ajuda um advogado?

Uma ferramenta de gestão ambiental ajuda um advogado com:

  • leis ambientais;
  • otimização;
  • segurança dos dados.

A seguir, veja os detalhes de cada um dos tópicos.

Leis ambientais

O advogado ambiental precisa conhecer as leis, mas nem sempre conseguirá lembrar de todas. A ferramenta de gestão ambiental ajuda a saber qual a legislação adequada para cada negócio.

Por exemplo: além dos alvarás de funcionamento e de autorização dos bombeiros, uma empresa de alimentos precisa cumprir os requisitos como os da Lei n.º 986/1969, que exige a apresentação de uma licença específica da Anvisa.

Uma casa de shows também precisa de licença ambiental, principalmente se o projeto trouxer algum impacto ao ambiente ou se, por exemplo, for um estádio aberto próximo a uma área domiciliar ou florestal.

Outro fato importante é que as empresas precisam se adequar às leis, municipais, estaduais e federais. A ferramenta de gestão ambiental ajuda a entender quais são as exigências locais de cada região.

Otimização

Com uma ferramenta de gestão ambiental, o advogado consegue elaborar relatórios e emitir documentos com muito mais rapidez, já que a perda de prazos pode resultar em multas e outras penalidades graves para a empresa.

Segurança dos dados

Fácil acesso não significa falta de segurança. Uma boa plataforma conta com diferentes ferramentas para garantir a proteção dos dados da empresa e de parceiros.

Ambisis: a ferramenta que ajuda o advogado ambiental

Há tarefas que só um bom advogado ambiental consegue resolver, mas uma boa plataforma de gestão ambiental auxiliará — e muito — o seu trabalho.

A Ambisis é um exemplo disso. Ela facilita a documentação de evidências, ajuda a sua empresa a se manter adequada às leis e normas ambientais e gera relatórios completos, com dados precisos e atualizados.

No cenário ideal, ela é uma peça-chave para potencializar ainda mais o trabalho de equipes que já contam com o auxílio de alguém com foco em advocacia ambiental, atuando como ferramenta complementar (e não substituta) desse tipo de profissional.

Mas se o seu negócio ainda não possui alguém com esse perfil, a Ambisis também auxilia. Através da funcionalidade de inventário de leis, por exemplo, você recebe uma relação atualizada das leis aplicáveis à sua empresa para monitorá-las por conta própria. 

Clique aqui e veja todos os recursos que a Ambisis tem para auxiliar a sua empresa quando o assunto é a gestão de requisitos legais ambientais!

Compartilhe:

Leia também