Auditoria ambiental: entenda o que é e acompanhe dicas para melhorar a gestão na sua empresa

auditoria ambiental

A auditoria ambiental é um pilar estratégico para empresas que buscam alinhar suas operações às normas ambientais enquanto reduzem os impactos negativos que geram ao meio ambiente. 

Esse processo identifica riscos, avalia a eficácia das políticas ambientais e, por fim, sugere a implementação de melhorias para fortalecer tanto a sustentabilidade quanto a reputação corporativa. 

Inclusive, as empresas que a conduzem de forma eficaz não apenas garantem sua conformidade com a legislação, como promovem uma cultura de responsabilidade e inovação. Atualmente, esses aspectos são essenciais para permanecer competitivo no mercado.

Continue a leitura para entender melhor o que é auditoria ambiental e quais as etapas para sua realização.

O que é auditoria ambiental?

A auditoria ambiental é um processo sistemático e documentado que avalia o desempenho ambiental de uma empresa ou organização a fim de verificar a conformidade com legislações ambientais e identificar oportunidades de melhoria.

A partir desse entendimento, fica mais fácil definir o que é auditoria ambiental — um procedimento essencial para colocar em prática melhorias contínuas para a mitigação de riscos. 

Além disso, a auditoria ajuda a garantir que as operações se alinhem aos padrões regulatórios, bem como às melhores práticas do mercado.

Quais os benefícios da auditoria para as empresas?

A realização de auditorias ambientais traz diversos benefícios para as empresas. Primeiramente, o procedimento garante a conformidade com a legislação, o que evita multas ambientais e penalidades decorrentes do não cumprimento das normas. 

Além disso, promove a sustentabilidade ao identificar práticas passíveis de otimização para reduzir o impacto ambiental. Outro benefício é a melhoria dos processos internos, o que contribui para a eficiência operacional.

Leia também: Requisitos legais ambientais: como identificar e monitorar?

Quais as principais etapas da auditoria ambiental?

  • Apresentação: momento em que se apresenta à empresa o procedimento, bem como seus objetivos e as etapas seguintes.
  • Coleta de dados: reunião de informações por meio de entrevistas, inspeções, observações e análise de documentos.
  • Avaliação: análise minuciosa dos dados para identificar inconformidades e oportunidades de melhoria.
  • Relatório de auditoria: elaboração de um documento com os resultados e recomendações para a empresa.
  • Implementação: após o relatório, é dever da empresa colocar em prática o plano de ação proposto a fim de corrigir as inconformidades e melhorar suas práticas ambientais.

De modo geral, essa é a sequência do procedimento para quaisquer tipos de auditoria ambiental. Confira, a seguir, quais são os principais.

Quais os principais tipos de auditoria ambiental?

  • Auditoria de conformidade legal: verifica se a empresa está cumprindo as normas e regulamentos ambientais;
  • Auditoria de desempenho ambiental: analisa a performance da empresa em relação a metas e indicadores internos;
  • Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental: avalia a eficiência do sistema de gestão de uma empresa;
  • Auditoria de responsabilidade (due diligence ambiental): avalia o passivo ambiental da empresa e riscos associados.

O que é auditoria ambiental compulsória?

A auditoria ambiental compulsória é uma exigência legal que se aplica a empresas e setores específicos para assegurar a conformidade com as normas ambientais. 

Sua exigência se dá a partir dos órgãos reguladores e faz parte do processo de licenciamento ambiental. Logo, é necessária tanto para o acompanhamento das operações quanto para a renovação ou prorrogação de licenças

Frequentemente, se aplica a atividades com alto potencial de impacto ambiental, como grandes indústrias, mineradoras e setores de energia. Já a sua regulamentação vem de normas federais, estaduais ou municipais, como é o caso da Resolução 306/2002 do CONAMA, que estabelece os requisitos mínimos para realização de auditorias ambientais.

Perícia e auditoria ambiental são a mesma coisa?

Perícia e auditoria ambiental são processos complementares que, juntos, oferecem uma avaliação abrangente do desempenho ambiental de uma empresa. Porém, não são a mesma coisa.

Enquanto a primeira diz respeito a uma investigação técnica para identificar a origem e a extensão de danos ambientais específicos, a auditoria avalia o cumprimento das normas e procedimentos internos. 

Ambos os processos têm o objetivo de garantir que as práticas ambientais da empresa estejam em conformidade com as exigências legais e as melhores práticas de mercado.

Toda empresa precisa fazer a auditoria?

Em geral, recomenda-se que empresas com atividades de alto impacto ambiental, como indústrias, mineradoras e empresas de energia, realizem auditorias ambientais. 

No entanto, todas as organizações se beneficiam dessa prática, que identifica riscos e previne problemas sérios que afetam tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.

Esses problemas também podem resultar em prejuízos financeiros significativos. Aliás, a auditoria ajuda a identificar ineficiências no consumo de recursos como energia elétrica e água, o que promove economia por meio das melhorias propostas no relatório final.  

Como a tecnologia impacta esse processo?

Para realizar auditorias ambientais com eficácia, é fundamental contar com um banco de informações ambientais completo e seguro. 

A tecnologia tem um papel importante nesse contexto, pois facilita o acesso a dados precisos e atualizados, que são essenciais para uma auditoria bem-sucedida. 

Um exemplo disso é a Ambisis, plataforma que oferece soluções tecnológicas de última geração para centralizar informações e promover a gestão ambiental eficiente.

Escolha a Ambisis e simplifique sua gestão ambiental

A plataforma da Ambisis inclui soluções completas e integradas para empresas que precisam otimizar a gestão e realizar uma auditoria ambiental com recursos funcionais que simplificam processos complexos. 

Com o software é possível realizar desde a gestão de projetos ambientais até o controle estratégico de resíduos. 

Além disso, com os módulos de gestão de requisitos legais e de checklists personalizados, a plataforma facilita a adequação da empresa a todas as leis ambientais, sejam elas nacionais, estaduais ou mesmo municipais.. 

A plataforma Ambisis é uma solução completa para revolucionar a gestão ambiental na sua empresa. Solicite uma demonstração gratuita e veja na prática como funciona.

Compartilhe:

Leia também

licença prévia

Tudo sobre Licença Prévia

Sabemos que no Brasil o licenciamento ambiental é um instrumento fundamental para a gestão sustentável de projetos e empreendimentos. E a Licença Prévia (LP) é a primeira das três fases

Leia mais