Edit Content

Sistema de gestão ambiental

A partir da década de 1980, o conceito de desenvolvimento sustentável se difundiu amplamente entre a população mundial, afetando pessoas, governos e organizações. Logo, a ideia de proteger o meio ambiente também ganhou destaque em empresas de todos os setores, iniciando assim o Sistema de Gestão Ambiental.

Por isso, nasceu o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), importante conjunto de procedimentos para reduzir o impacto ambiental do processo produtivo.

Pensando nisso, neste texto será abordado o que é o sistema de gestão ambiental, quais os objetivos, as etapas, como implantar, quais os benefícios, e como o Ambisis pode auxiliar nesse processo.

O que é sistema de gestão ambiental

Um Sistema de Gestão Ambiental (EMS) é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos de gestão que enfatizam a sustentabilidade. Seu objetivo é solucionar os problemas ambientais da empresa e reduzir o impacto ambiental do processo produtivo.

Por meio deles, pode-se promover a sustentabilidade, a manutenção da biodiversidade e a conscientização de funcionários e clientes.

O sistema ganhou relevância após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Estocolmo, surgindo então o conceito de “desenvolvimento sustentável”.

Sendo assim, esta situação levou ao surgimento de métodos e processos para reduzir o impacto negativo do processo de produção no meio ambiente.

Contudo, os sistemas de gestão ambiental tornaram-se uma das respostas das empresas a esta série de pressões para buscar uma industrialização mais sustentável.

Quais são os objetivos?

O principal objetivo de um sistema de gestão ambiental é fornecer uma estrutura para que as empresas protejam o meio ambiente e equilibrem as mudanças nas condições ambientais com as necessidades socioeconômicas.

E também são objetivos:

  • Aumentar o desempenho ambiental
  • Controlar ou influenciar o modo que os produtos e serviços das empresas estão sendo projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados
  • Relacionamentos mais eficazes com os órgãos de fiscalizações ambientais
  • Melhora no relacionamento com o poder público
  • Melhorias nas imagens das organizações perante as sociedades
Um sistema para gestão ambiental

Etapas do Sistema de Gestão Ambiental

1 – Política Ambiental

O primeiro passo é desenvolver uma política ambiental para identificar os aspectos e impactos ambientais e assegurar o cumprimento da legislação. Portanto, as empresas devem garantir o compromisso com seu SGA, definindo metas e objetivos ambientais.

2 – Planejamento

O planejamento do sistema de gestão ambiental deve incluir um plano de ação que viabilize o cumprimento de sua política. Os tópicos incluídos no programa incluem requisitos legais, aspectos ambientais, metas e objetivos e planos de gestão ambiental.

3 – Implementação e operação

Portanto, é recomendável que as organizações desenvolvam capacidades e implementem ferramentas de apoio.

4 – Verificação e ação corretiva

A organização deve medir, monitorar e avaliar seu desempenho ambiental em todos os momentos. Assim, é possível verificar que a empresa cumpre os procedimentos de gestão ambiental previamente definidos.

Contudo, também é importante tomar medidas preventivas, identificar aspectos negativos e reduzir o impacto ambiental. Para isso, são necessárias avaliações qualitativas e quantitativas.

5 – Análise crítica

Nesta etapa, é preciso analisar criticamente e também aperfeiçoar o Sistema. Assim, o desempenho ambiental global é constantemente aprimorado, desenvolvendo um processo para que haja melhorias constantes dos resultados.

Como implantar

Primeiramente, para começar a implantação desse sistema, é importante que todos os setores da empresa estejam alinhados com os objetivos.

O próximo passo é muito importante o seguimento do termo PDCA (Planejar, Executar, Avaliar e Agir).

Portanto, na fase de planejamento, o gestor ambiental deve verificar os pontos do processo que podem causar algum tipo de impacto no meio ambiente.

Na execução, é preciso começar a colocar em prática tudo que foi decidido e acordado na fase de planejamento, assim atingindo seus objetivos.

Todavia, agora é hora de avaliar se o que foi colocado em prática realmente está sendo eficaz ou se precisa ser feito novas melhorias.

Sendo assim, na fase de ação, o gestor ambiental executa as melhorias e também avalia se a meta foi atingida.

Quais são os benefícios

Mesmo o Sistema de Gestão Ambiental proporcionando para empresas as melhores vantagens de negócios, também há outros benefícios como:

  • Melhorar a imagem da empresa
  • Promover melhorias dos processos produtivos
  • Reduzir riscos e acidentes ambientais
  • Melhorar a eficiência energética
  • Reduzir os gastos desnecessários com matéria prima
  • Cumprir a legislação ambiental
  • Aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional

Como o Ambisis te auxilia a ter um bom Sistema de Gestão Ambiental

Ter um bom Sistema de Gestão Ambiental dentro de uma empresa é fundamental para o seu bom funcionamento e para evitar as tão temidas multas ambientais.

Assim, com tantas informações, responsabilidades e prazos para cumprir é importante que todos esses processos fiquem centralizados e armazenados em segurança.

Portanto, no Ambisis é possível fazer um sistema de gestão ambiental, com delegação de responsáveis, desde o planejamento até a análise de atividades já realizadas.

Compartilhe:

Leia também