Edit Content

Dia do Biólogo: suas funções na atualidade

Biólogo

Primeiramente, em especial ao dia do biólogo, preparamos um material bem completo sobre as funções exercidas pelo profissional da biologia na atualidade . Isso, desde as áreas de atuação, formação necessária, definições e curiosidades sobre o tema.

O que é biologia?

Segundo o Dicionário Online de Português, a biologia é a ciência cujo objeto de estudo é a vida, especialmente dos animais e vegetais, tendo em conta sua evolução, origem, crescimento, funcionamento, modos reprodutivos, comportamento, organização, fisiologia etc.

Ou seja, ela é o estudo da vida. Se analisarmos a palavra biologia veremos que, pelos termos gregos, “bios” significa vida e “logos” estudo, logo o significado literal seria “estudo da vida”. Legal né?

Como surgiu o dia do Biólogo?

No dia 03 de setembro de 1979, no Brasil, surge o dia do biólogo. Essa profissão foi regulamentada pela Lei número 6.684. Nela consta que o exercício da profissão é privativo aos portadores de diploma.

Ou seja, somente quem tem diploma pode exercer a profissão. Veremos mais adiante sobre como conseguir um diploma na área.

Sendo assim, também está presente na Lei as atividades que o biólogo poderá desenvolver. Entre elas estão

  • formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos
  • orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade
  • realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado.

Símbolo do biólogo

Na resolução CFBio, nº 187/2009 é publicado o símbolo do biólogo. Ele foi registrado no INPI, em 07 de maio de 2009.

Nesse símbolo, podemos observar quatro elementos básicos: o DNA, o espermatozoide, as folhas e a espiral.

Então, em relação ao formato, o círculo representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo.

Já o DNA é um elemento que está sempre presente no cotidiano do profissional da área.

Seguidamente, a base de sua estrutura forma um espermatozoide, que fecundando o óvulo, no símbolo sendo o círculo azul, e que por fim dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade.

Por último, mas não menos importante a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso.

Juramento do biólogo

O juramento do biólogo foi instituído pela resolução 03/1997 do CFBio.

“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz”. 

Biólogo na atualidade

Você sabia que a biologia, atualmente, é considerada uma profissão do futuro? Exatamente, isso porque cabe aos biólogos buscar respostas para questões biológicas importantes.

O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida.

São várias às áreas de atuação, dentre elas estão a:

Bioinformática: desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas

Biologia de organismos aquáticos: pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce

Controle de pragas e vetores: planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras

Ou seja, Genética e biotecnologia: criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando compreender seus processos fisiológicos e genéticos. Fazer o melhoramento genético de espécies. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA

Gerenciamento costeiro: administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região

Meio ambiente: atuar em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental, fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais, elaborando relatórios de impacto ambiental e recuperando ambientes degradados

Então, Microbiologia: investigar bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios

Zoologia: pesquisar as características dos animais, seus organismos e relações com o ambiente

Quero ser biólogo, e agora?

Para atuar como biólogo, é necessário realizar Curso Superior.

Os cursos que possibilitam o registro como biólogo são: bacharelado ou licenciatura em História Natural ou Ciências biológicas e Licenciaturas com habilitação em Biologia.

Após adquirir o diploma você precisará registrar-se no conselho. Para isso deverá procurar o CRBio de sua região. Só assim você poderá atuar como biólogo.

Aliás, veja a seguir os respectivos Conselhos de cada estado:

  • CRBio-01: atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • CRBio-02: atua nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo
  • CRBio-03: atua nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina
  • CRBio-04: atua em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal
  • CRBio-05: atua nos estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe
  • CRBio-06: atua nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima
  • CRBio-07: atua no estado do Paraná.

Dessa forma, o biólogo tem campo de trabalho nas diversas áreas da profissão, segundo as necessidades locais de cada região do país.

Consultoria Ambiental

O profissional que deseja trabalhar no campo da consultoria ambiental pode ser autônomo e prestar serviços para diferentes empresas.

Contudo, ele atua em especial nas áreas que envolvem agressões à fauna devido as atividades industriais.

Assim, as principais funções dessa área são estudar se as atividades da empresa se adéquam às legislações ambientais e prever quais serão os impactos dessas atividades no meio ambiente, estabelecendo medidas para evitá-los.

Gestão Ambiental

Você como atual ou futuro biólogo e engenheiro ambiental, ao optar por trabalhar com consultoria ambiental, certamente verá que é complicado gerenciar MUITOS documentos.

Sendo assim, o cumprimento de prazos se torna complicado, principalmente quando o número de licenças começa a aumentar.

Portanto, o software Ambisis, te ajudará justamente nisso. Você não perderá mais os prazos, poderá anexar todos os documentos necessários em só um lugar e totalmente na nuvem.

Entre em contato com a gente para saber mais.
Solicite uma demonstração.

Baixe agora mesmo o e-book, totalmente gratuito, sobre órgãos ambientais e o licenciamento ambiental no Brasil.

[Clique aqui para baixar]


Até a próxima!

Compartilhe:

Leia também