Entre as ferramentas de qualidade e gestão de projetos, o ciclo PDCA destaca-se por ser conceitualmente simples, mas muito eficiente – quando bem aplicado. Ao longo deste texto, teremos a oportunidade de constatar que a aplicação do ciclo PDCA em projetos ambientais pode ser de grande valia!
O que é o ciclo PDCA?
O ciclo PDCA é um método de gerenciamento utilizado para a melhoria contínua de processos. Ele pode ser aplicado em qualquer empresa, de qualquer tamanho, atuante em qualquer segmento.
A melhoria contínua é resultado da continuidade de quatro fases, que se repetem de maneira cíclica. Para os profissionais do meio ambiente, melhorar continuamente a forma de execução de seus projetos ambientais é sinônimo de produtividade, rentabilidade e eficiência.
Etapas do ciclo PDCA
O ciclo PDCA é composto pelas seguintes fases:
- Plan (planejar);
- Do (fazer);
- Check (verificar);
- Act (agir).
PLAN
É a primeira etapa do ciclo. Consiste no planejamento dos processos. Neste ponto inicial, é preciso haver uma descrição detalhada do escopo do projeto e plano de ação, envolvendo as atividades de cada etapa, objetivos, responsáveis, prazos, indicadores e resultados esperados. Nesta etapa, também são identificadas as oportunidades, estratégias e os desafios do projeto.
DO
Mão na massa! A segunda etapa do PDCA é a hora de executar, ou seja, o “DO” coloca o “PLAN” em ação. É muito importante que o planejamento estratégico seja executado conforme o que foi anteriormente estabelecido.
Vale mencionar que o treinamento dos colaboradores e/ou “executores” também é de suma importância, além da coleta de dados dos processos.
CHECK
Nesta terceira fase, é o momento de verificar como foi a execução e, consequentemente, avaliar o desempenho prático do projeto que foi planejado. A partir dos dados coletados e dos insights obtidos, é possível identificar dificuldades durante as atividades, bem como oportunidades de melhoria.
ACT
É a ‘última’ fase do ciclo. Após a verificação e possíveis ajustes, o ciclo é reiniciado de modo que, as práticas e os processos se aprimorem continuamente.
Ciclo PDCA em projetos ambientais
Como vimos, o ciclo PDCA é um grande aliado na gestão de projetos. No mundo ambiental, não seria diferente – muito pelo contrário! Os projetos ambientais são cheios de detalhes e recheados de informações, por isso, planejá-los, executá-los, monitorá-los e melhorá-los continuamente de fundamental. Para auxiliar no PDCA, outras ferramentas de gerenciamento podem ser utilizadas, como o Kanban
O método Kanban é baseado na gestão visual, dividindo o fluxo de tarefas conforme seu respectivos estágios, como, por exemplo: “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Assim como o PDCA, o Kanban é fácil de utilizar e é capaz de potencializar resultados.
Metódo Kanban para projetos ambientais
Com o objetivo de simplificar a gestão ambiental de ponta a ponta, tanto no mundo corporativo quanto no universo de consultorias, a plataforma do Ambisis tem uma funcionalidade exclusivamente dedicada à gestão de projetos ambientais, com metodologia Kanban e dashboards.
Conheça a nossa solução que já gerenciou mais de 30.000 projetos em tempo real, impactando mais de 12.000 empresas, de Norte a Sul, fale com um de nossos especialistas gratuitamente!