O que é responsabilidade socioambiental nas empresas?

responsabilidade socioambiental

A responsabilidade socioambiental é um pilar fundamental e atual da gestão empresarial. A inclusão desse aspecto no planejamento estratégico destaca o compromisso com o meio ambiente, a sociedade e o desempenho econômico do negócio. 

Os critérios ESG, sigla do inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), são um desdobramento da preocupação com o desenvolvimento sustentável. Ou seja, crescer e desenvolver, sem comprometer os recursos para as gerações futuras.

Segundo a Pesquisa Global de Gestão de Riscos de Terceiros, da consultoria Deloitte, 82% dos líderes consideram que suas organizações têm níveis moderados a muito altos de conscientização/foco em ESG.

Quer implementar essa abordagem? Continue no artigo e entenda o que é, quais os pilares, a importância e como aplicar a responsabilidade socioambiental nos negócios.

Boa leitura!

O que é responsabilidade socioambiental?

A responsabilidade socioambiental é um compromisso organizacional com ações de proteção e preservação do meio ambiente e da sociedade para alcançar o desenvolvimento econômico sustentável nos negócios.

Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) definiu o termo e os fatores essenciais para implementação: comportamento ético e qualidade de vida para os colaboradores, a comunidade local e a sociedade.

Dessa forma, junto da gestão de requisitos legais, as empresas atuam espontaneamente com medidas de proteção para deixar um legado de responsabilidade para as gerações futuras.

Para alcançar um gerenciamento socioambiental responsável, o compromisso com a criação de novos métodos ambientalmente inteligentes de produção e o incentivo à adoção de hábitos de consumo consciente são agendas importantes.

Os três pilares da responsabilidade socioambiental

O relatório Corporate Social Responsibility (CSR), do Conselho Empresarial Mundial, destaca três pilares principais. 

Meio ambiente

As empresas responsáveis e sustentáveis promovem ações para reduzir seus impactos na natureza, como o controle da emissão de gases poluentes, o descarte correto dos resíduos e o uso consciente de água e energia.

Economia

O pilar econômico garante a gestão dos ativos financeiros para evitar gastos excessivos e desnecessários e o investimento estratégico dos recursos. Dessa forma, a transparência é o principal valor do gerenciamento financeiro responsável.

Sociedade

Toda atividade empresarial impacta a sociedade. Por isso, implementar boas práticas com foco na comunidade, como projetos sociais locais, parcerias com ONGs e apoio a iniciativas de desenvolvimento, são medidas estratégicas voltadas para o bem comum.

Além disso, as práticas de governança corporativa criam um ambiente de trabalho saudável e seguro para a equipe interna. Essas medidas aumentam a satisfação do time e ainda atraem novos talentos do mercado.

Atualmente, a agenda ESG é o principal guia das organizações para a implementação dos três pilares socioambientais. As empresas podem, inclusive, obter certificações para validar suas boas práticas. 

Leia mais sobre o tema no artigo >>> ESG: a nova onda verde.

Qual é a importância da responsabilidade socioambiental?

A responsabilidade socioambiental é um valor importante na gestão empresarial porque cria lideranças sustentáveis que cumprem as leis ambientais vigentes e garantem a qualidade de vida da sociedade.

O empenho das organizações reflete no fortalecimento da imagem da empresa no mercado. Colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores adquirem mais confiança e reconhecem o valor das ações, principalmente quando os benefícios impactam positivamente suas rotinas.

Além disso, as ações socioambientais incentivam a busca por diferenciais inovadores para produtos e serviços, o que ajuda a diminuir o custo operacional.

Outro reflexo importante é na retenção e atração de talentos. Afinal, os profissionais buscam empresas modernas para engajar e compartilhar valores.

Por fim, a questão socioambiental destaca o valor da empresa perante seus stakeholders, como investidores, parceiros e acionistas. Dessa forma, o trabalho garante o desenvolvimento sustentável e o legado da empresa.

Exemplos de responsabilidade socioambiental

As empresas incorporam ações socioambientais conforme suas estratégias e objetivos de gestão. Com a conscientização, a sociedade espera comportamentos éticos das organizações, pois reconhecem o efeito positivo para o crescimento da economia.

Alguns exemplos de ações socioambientais responsáveis são:

  • promover ações para integrar a comunidade local ao negócio;
  • implementar uma política de recrutamento baseada na diversidade e inclusão;
  • apoiar projetos sociais voltados para a saúde, bem-estar e capacitação da população;
  • divulgar os resultados das medidas de redução do impacto ambiental do negócio;
  • mapear e divulgar melhorias nos indicadores de segurança do trabalho.

Daqui pra frente, ações como essas tendem a ser cada vez mais recorrentes no universo corporativo. Mas já podemos encontrar alguns bons exemplos.

A empresa Alcoa, multinacional do setor de alumínio, sediada em Juruti, no Pará, atua junto à prefeitura municipal em ações para promover a restauração de áreas da floresta amazônica na região.

O Banco do Brasil realiza várias ações de incentivo à cultura nacional. A instituição apoia a construção de centros culturais, o que aumenta o contato da população com as artes.

A Natura é uma organização pioneira em ações de responsabilidade socioambiental. Além das soluções de reciclagem e reutilização de embalagens, a empresa investe na economia local e apoia pequenos produtores de matéria-prima para seus produtos.

Porém, vale destacar que, independentemente do porte e do tamanho, qualquer ação a favor da sociedade e meio ambiente é um avanço para preservar os recursos naturais e qualidade de vida no planeta. 

Como aplicar a responsabilidade socioambiental nas empresas?

A organização e planejamento são requisitos essenciais para aplicar a responsabilidade socioambiental nas empresas. Os principais passos são:

1. Fazer um diagnóstico do status ambiental

Antes de criar novas ações, verifique a efetividade das normas socioambientais obrigatórias requeridas pelas legislações. 

Por exemplo, a empresa cumpre os requisitos da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA)? A Lei do Parcelamento do Solo Urbano? Liste as normas, os requisitos e cheque a conformidade do negócio.

2. Criar uma política de responsabilidade socioambiental

A política interna de responsabilidade socioambiental apresenta a missão e os valores do negócio, bem como as ações implementadas, metas e indicadores para acompanhar a evolução do trabalho.

A divulgação dos resultados é o ponto-chave da estratégia e mostra o compromisso da organização com a sociedade e o meio ambiente. 

3. Monitorar e desenvolver novas ações

A melhoria contínua das ações socioambientais é fundamental para a empresa avançar e corrigir métodos de fabricação e distribuição. Assim, surgem novas ações baseadas em referências atualizadas sobre o mercado de atuação.

Organize a gestão ambiental da sua empresa

A responsabilidade socioambiental começa no compromisso das empresas com as normas e leis obrigatórias do seu setor de atuação. Por isso, é essencial fazer a gestão das informações ambientais e levantar pontos para melhorar o desempenho.

Monitorar manualmente os documentos, prazos e processos, torna a rotina de trabalho nas empresas e consultorias ambientais complexa. A melhor solução é digitalizar as atividades com um software, como o Ambisis

A plataforma auxilia na gestão de licenças e condicionantes ambientais, envia alerta de vencimento dos documentos, gera relatórios e conta com outras ferramentas que simplificam o controle das informações.

Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita do Ambisis, o único software completo para profissionais do meio ambiente.

Compartilhe:

Leia também