Primeiramente, nessa sexta, dia 17/07 é celebrado o dia de proteção às florestas que surgiu a partir da exaltação do Curupira.
Vale lembrar que o curupira é um importante membro do folclore brasileiro, conhecido por possuir cabelos vermelhos e pés virados para trás.
Ele protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais.
Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.
Mas infelizmente, o Curupira é apenas uma figura mítica e são necessárias ações efetivas para deter o avanço e o crescimento do desmatamento e da exploração ilegal da biodiversidade.
Foi pensando nisso que as duas datas se juntaram na busca pela preservação das matas brasileiras.
Entenda a definição de floresta
Cotidianamente, denomina-se “floresta” qualquer vegetação que apresenta predominância de indivíduos lenhosos, onde as copas das árvores se tocam formando um dossel.
No entanto, existem diversas definições, criadas para atender objetivos específicos, como a definição de floresta da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) ou da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
Como se pode ver, as florestas brasileiras desempenham importantes funções sociais, econômicas e ambientais, por meio da oferta de uma variedade de bens e serviços.
Por isso, manter a floresta em pé está entre as linhas de ações prioritárias do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
É importante ressaltar, também, que as matas proporcionam um tipo de riqueza muito importante para a humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo e por aí vai.
Ademais, elas cobrem apenas 30% do planeta Terra, mas cerca de 80% de todos os seres vivos terrestres vivem nesse tipo de ambiente.
Sugestões para você colaborar com a proteção das florestas
- Não coloque fogo em matas
- Não jogue lixo no meio ambiente
- Sempre dê prioridade aos papéis reciclados e recicláveis
- Não jogue cigarros ou objetos em combustão em florestas ou áreas de mata
- Converse com as crianças ao seu redor sobre a importância de cuidarmos bem das florestas.
Pessoas que fizeram e fazem diferença na causa de proteção às florestas
Em primeiro lugar, Chico Mendes destacou-se como um importante homem que levantou a bandeira da luta contra a destruição da Amazônia.
Isso porque, ele realizou diversos trabalhos e lutou ativamente contra o desmatamento e o massacre aos índios. Em virtude de sua luta, gerou revoltas e começou a receber ameaças, sendo morto em 1988.
Ademais, outro caso bastante conhecido e que merece reconhecimento é o da missionária Dorothy Stang, morta em uma emboscada em 2005.
Essa grande figura era conhecida por proteger a floresta da ação de madeireiros, grileiros e fazendeiros, mas acabou perdendo a vida por defender essa importante causa.
Entretanto, vale salientar que não existem apenas essas duas figuras importantes em nossa história, vários ativistas, biólogos, engenheiros, professores e outros profissionais lutam diariamente contra a destruição das florestas, sendo esses os verdadeiros “Protetores das Florestas”.
Legal né? E você também pode fazer a diferença! Comece agora mesmo.
Dúvidas, entre em contato com a gente pelo site.
Simplifique a sua gestão ambiental para que possa ser ainda mais produtivo e quem sabe defender ainda mais essa linda causa.
Peça uma demonstração <clicando aqui>.
Até a próxima.
Fontes:
https://www.mma.gov.br/florestas.html
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-protetor-florestas.htm