Sustentabilidade corporativa: guia prático para aplicar!

Sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade corporativa já não é um tema exclusivo das multinacionais com metas ambiciosas de ESG. Esse é um tema que está no centro das decisões estratégicas de empresas de diferentes tamanhos e setores, mas com um ponto em comum: o desejo de crescer, manter a competitividade e atender às exigências de um mercado em evolução.

Conforme consumidores, investidores e até colaboradores exigem mais responsabilidade socioambiental das corporações, saber como se tornar sustentável é fundamental. E é preciso ir além do discurso, com a adoção de mudanças verdadeiras e que geram os impactos que unem propósito, inovação e desempenho.

Ao continuar a leitura, você entenderá o que é sustentabilidade corporativa e como trabalhar esse conceito da melhor maneira em seu negócio.

Acompanhe!

O que é sustentabilidade corporativa?

A sustentabilidade corporativa é uma abordagem estratégica que integra preocupações ambientais, sociais e econômicas no modelo de negócios da empresa. Mais que apenas adotar práticas pontuais, o foco está em transformar a mentalidade e estabelecer novos processos, políticas e decisões.

O conceito de sustentabilidade corporativa também se conecta à ideia de responsabilidade social da empresa. Em geral, uma companhia com ações sustentáveis apresenta um alto nível de responsabilidade social corporativa, por entender que o sucesso financeiro pode caminhar junto a um compromisso ético com o meio ambiente e com a sociedade.

Também está relacionado com ESG. Essa sigla traz o tripé da sustentabilidade corporativa, que é:

  • environment (meio ambiente);
  • social;
  • governance (governança).

A ideia, portanto, é considerar esses três pilares para entender o que é sustentabilidade corporativa na prática. A empresa deve considerar o aspecto socioambiental e comunicar suas ações e resultados de forma transparente, o que garante a governança.

No geral, um negócio que investe em sustentabilidade não se preocupa apenas com o lucro. O empreendimento também considera os efeitos de sua atuação no curto, médio e longo prazo, em busca do equilíbrio.

Quais são exemplos de sustentabilidade corporativa?

Diversas companhias no Brasil e no cenário global se destacam por apresentar práticas sustentáveis sólidas e em constante evolução. Conhecer os exemplos de sustentabilidade corporativa é uma forma de se inspirar em projetos bem-sucedidos, especialmente ao perceber seus impactos positivos.

No Brasil, a Natura se destaca pelas práticas de sustentabilidade com foco ambiental e social. Alguns exemplos incluem o uso de ingredientes típicos da Amazônia com proteção à biodiversidade e estímulo à economia circular, por exemplo.

A empresa também divulgou que, em 2024, evitou a emissão de 68 mil toneladas de gases do efeito estufa a partir de seus projetos ambientais. No aspecto social, a empresa investe tanto nas comunidades locais quanto na diversidade e inclusão de profissionais, por exemplo.

Globalmente, outras empresas também se destacam por suas iniciativas de sustentabilidade. A Samsung, por exemplo, reduziu sua emissão de gases do efeito estufa em 37,5% em 2023, com otimizações de processos.

A empresa também consumiu quase 10 GWh de energia renovável globalmente e concluiu a transição para energias limpas em diversos países, inclusive o Brasil.

A Nestlé também tem práticas focadas na sustentabilidade da cadeia de produção. Em 2024, 21,3% dos agricultores fornecedores adotavam práticas de agricultura regenerativa. Até 2030, a empresa deseja atingir 50%.

A empresa também apresentou outros dados em seu relatório anual, como a economia de 2,72 milhões de litros de água em 2024 e a redução do uso de plástico em 21,3%, em relação a 2018.

Quais as vantagens da sustentabilidade corporativa?

Os efeitos de investir em estratégias sustentáveis incluem benefícios além do impacto ambiental positivo. É possível colher resultados positivos tanto do ponto de vista da reputação da empresa quanto do econômico, por exemplo.

A seguir, entenda quais são as maiores vantagens da sustentabilidade corporativa.

Menos custos e mais eficiência

Investir na sustentabilidade é um propulsor para a eficiência operacional do negócio. A adoção de práticas mais responsáveis, como o reaproveitamento de materiais e gestão inteligente de recursos, diminui os desperdícios e corta gastos desnecessários.

Ao longo do tempo, é possível acumular uma economia real relevante, sem comprometer a qualidade dos processos ou produtos.

Ainda, a busca por mais eficiência pode aumentar a produtividade e diminuir as perdas. Além do impacto ambiental, há um aumento no retorno financeiro.

Fortalecimento da reputação do negócio

Priorizar ações sustentáveis também permite que a empresa se destaque de muitas marcas do mercado, o que inclui concorrentes. Com um compromisso real com a pauta ESG, é possível se posicionar de modo mais responsável e melhorar a percepção junto ao público.

Esse ponto é fundamental para atrair e reter clientes, devido à preferência crescente dos consumidores por marcas sustentáveis. Uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) indicou que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas com práticas sustentáveis.

Ainda, 64% das pessoas responderam que deixaram de comprar de uma marca quando a empresa ou seus funcionários tiveram comportamentos antiéticos. A Associação Brasileira da Embalagem (ABRE) replicou as informações.

Atração e retenção de talentos

Além de impactar o posicionamento junto aos clientes e ao mercado geral, a adoção da sustentabilidade corporativa interfere positivamente na relação com os talentos. Quando a empresa tem uma reputação positiva e é vista como socioambientalmente responsável, a tendência é atrair mais facilmente profissionais qualificados e que se alinham a esses valores.

As práticas focadas no aspecto social também contribuem para a retenção de talentos. Investir em diversidade, inclusão e transparência, por exemplo, ajuda a aumentar a satisfação e a permanência dos colaboradores.

Apoio ao desenvolvimento ambiental e social

Outra grande vantagem de investir em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa é o fato de a empresa contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e para a proteção do meio ambiente.

Na prática, adotar medidas de inclusão social ou apoio às comunidades fortalece o papel social do negócio. Já a redução de emissões de gases ou de uso de recursos naturais favorece a proteção dos recursos naturais. Assim, é possível consolidar um modelo que equilibra crescimento econômico, cuidado e responsabilidade.

Só é possível aproveitar os efeitos positivos das práticas sustentáveis ao adotá-las de forma relevante. Para tanto, é fundamental planejar, ter a estrutura necessária e engajar as áreas da empresa, com integração à estratégia do dia a dia. Confira como fazer!

Como aplicar a sustentabilidade corporativa?

A seguir, veja como aplicar a sustentabilidade corporativa!

1. Identifique o impacto atual

Entender o cenário do momento envolve mapear os impactos que a empresa causa no meio ambiente, na sociedade e na economia. É o caso de compreender qual é o consumo de energia, como é feita a logística reversa de produtos ou quais práticas trabalhistas estão em vigor, por exemplo.

O diagnóstico inicial permite identificar quais são os pontos de melhoria e, principalmente, quais devem ser as prioridades.

2. Defina metas e políticas claras

Com base na análise inicial, estabeleça metas específicas para a sustentabilidade corporativa. Esses objetivos devem ser mensuráveis, específicos e realistas, como diminuir a emissão de gases do efeito estufa, eliminar desperdícios ou implementar ações sociais.

O ideal é formalizar essas metas em uma política de sustentabilidade completa. Por trazer mais clareza, esse documento também é fundamental para a governança, um dos pilares da atuação ESG.

3. Engaje colaboradores e lideranças

Ter a política no papel é relevante, mas não é suficiente. É essencial envolver as pessoas e realmente transformar a cultura e a mentalidade do negócio. Para isso, o foco deve ser engajar tanto os colaboradores quanto as lideranças.

Criar campanhas internas, promover treinamentos e estabelecer novos canais de participação são medidas para estimular a consciência ambiental e social. Ainda, todos devem conhecer muito bem a política de sustentabilidade, assim como as metas e ações para adotar.

4. Incorpore a tecnologia ao processo

A tecnologia é uma grande aliada na gestão sustentável. Com soluções digitais, você pode otimizar processos, reduzir o consumo de recursos e aumentar a eficiência, o que contribui para uma perspectiva ambiental.

Também vale a pena utilizar ferramentas específicas, como um software de gerenciamento ambiental. Com essa opção, é possível monitorar indicadores, cumprir obrigações legais, gerar relatórios e acompanhar o desempenho das iniciativas com mais efetividade.

Conforme você aprendeu, adotar a sustentabilidade corporativa é assumir um compromisso estratégico com o futuro do negócio e do planeta. Integrar práticas sustentáveis na gestão e no cotidiano permite fortalecer a reputação, reduzir riscos e ampliar o impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Nesse contexto, ter o apoio de uma plataforma especializada como a Ambisis é um grande diferencial competitivo. Nosso sistema tem soluções completas para a sua gestão ambiental ao ajudar a monitorar resultados, manter a conformidade legal e tomar decisões embasadas.

Quer aplicar a tecnologia à sustentabilidade do negócio? Conheça as nossas soluções disponíveis e veja como podemos ajudar!

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