A Engenharia Ambiental é uma das áreas profissionais que mais ganharam visibilidade nas últimas décadas. Avaliando as dimensões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas do meio ambiente.
Portanto, pensando nisso, no decorrer deste texto você vai ficar sabendo o que é engenharia ambiental, onde o profissional pode atuar, o que faz, e como entrar no mercado de trabalho.
O que é Engenharia Ambiental?
Conhecida como Engenharia do Ambiente, é um ramo da engenharia voltado aos estudos e à preservação do meio ambiente.
É preciso entender a relação entre o ser humano e os fatores ambientais, a fim de identificar os impactos causados e pensar em formas de promover a sustentabilidade.
Onde o Engenheiro(a) pode trabalhar?
O engenheiro(a) ambiental atua na prevenção dos impactos ambientais que são gerados pela ação do homem, seja eles na água, no solo ou no ar.
Contudo, as soluções propostas por esses profissionais não levam em conta apenas as questões ambientais, mas também os impactos econômicos e sociais. Assim sendo o significado mais abrangente do conceito da sustentabilidade.
Portanto, na prática não é tão simples, o engenheiro ambiental precisa propor formas eficazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas de maneira que também sejam economicamente viáveis e que respeitem a natureza.
O profissional pode trabalhar:
- Organizando diferentes setores, como, empresas de engenharia, indústrias e serviços
- ONG’s ambientais (organizações não-governamentais)
- Órgãos do setor público, principalmente na área de fiscalização
- Na própria empresa, como autônomo (prestando consultorias).
O que faz um engenheiro ambiental?
Principais atividades desse profissional:
- Faz análises de água e de resíduos
- Cria e acompanha projetos ambientais e de sustentabilidade (principalmente para indústria)
- Assim, promove auditorias, fiscalização, análise de risco, avaliações de impactos ambientais
- Portanto, atua com o saneamento e licenciamento ambiental, drenagem, poluição atmosférica, plano de gerenciamento de resíduos sólidos e contaminantes
- Também pode atuar com pesquisa e estudos diversos na área da ciência.
Como entrar no mercado de trabalho?
O mercado de trabalho para profissionais formados em engenharia ambiental é bem amplo, por isso os recém-formados costumam conseguir um emprego rapidamente. As vagas de emprego são ainda mais abundantes nas áreas de tratamento de água e esgoto.
Sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas também são áreas que estão ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho.
Em que ramos o Engenheiro(a) Ambiental pode atuar:
Tecnologia Ambiental:
Monitora, modela e conserva o ambiente natural e recursos e para conter os impactos negativos do envolvimento humano
Gestão Ambiental:
Assim, elabora estratégias para garantir que as empresas façam uso racional dos recursos naturais, evitando a eficiência e cumprindo a lei ambiental
Recursos Hídricos:
Todavia, monitoramento de barragens e reservatórios, sustentabilidade de sistemas florestais, recuperação de áreas degradadas e gestão de recursos de águas urbanas
Gestão dos Prazos:
Atua no controle de um projeto ou tarefa específica, para que seja realizada dentro do prazo estipulado, garantindo que as licenças e condicionantes ambientais estejam em dia com os órgãos competentes.
Esses prazos podem ser gerenciados por planilhas ou para quem busca uma gestão de prazos mais completa e simplificada, procura por um Software para gestão ambiental, como, por exemplo o Ambisis, que controla e gerencia os prazos, descomplicando a sua gestão e lembrando todos os dias com alertas diários enviados por e-mail dos prazos que estão a vencer
Clique aqui para conhecer o Ambisis
Geotécnica Ambiental:
Contudo, atua no controle e na supervisão dos projetos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamento de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenção, etc.
Onde buscar oportunidades?
Assim, uma das formas mais eficientes de encontrar oportunidades de trabalho é através do Linkedin, com um perfil organizado e completo.
Portanto, a ferramenta está sendo cada vez mais utilizada por recrutadores, eles além de postarem as vagas, usam a rede para analisar os candidatos, o link do seu perfil se tornou obrigatório no currículo.
Pensando nisso, aqui vai 11 dicas para você ter um bom perfil no Linkedin:
- Mantenha um perfil completo e organizado
- Seguir empresas do seu interesse
- Otimizar o seu perfil para os motores de busca
- Participar de grupos
- Interagir com as suas conexões
- Produzir bons conteúdos
- Incluir trabalhos comunitários no perfil
- Usar o espaço do título com sabedoria
- Solicitar recomendações
- Listar as suas habilidades
- Investir em conhecimento.
Portanto, além de um bom perfil no Linkedin é importante que você invista na criação de e-mails personalizados e com suas habilidades, expertise, tema do TCC, etc, e envie para empresas do ramo que você gostaria de trabalhar.
Como abrir o próprio negócio?
Assim, muitos profissionais almejam abrir o seu próprio negócio e não sabem por onde começar. Contudo, abrir uma empresa própria requer muito estudo antecipado e pesquisa de mercado, sabendo da complexidade dos primeiros passos, aqui vai uma ajuda:
Primeiros passos para abrir uma empresa própria:
- Saber qual negócio abrir, que ramo você quer seguir
- Entender como criar uma marca
- Que registros precisa ter para começar a atuar na área
- Criar um site e redes sociais, para ajudar no divulgação do seu negócio
- Analisar se você tem o perfil
- Reunir as informações sobre o negócio desejado – Mercado, finanças, marketing e a localização do empreendimento
- Ter uma boa organização;
- Fazer prospecção por e-mail e redes sociais
- E por fim, colocar a mão na massa, buscar empresas que precisam de regularização ambiental.
Todavia, a engenharia ambiental é um ramo que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Portanto, atuar nessa área é bastante promissor tendo em vista a importância que a temática de ESG e demais pautas ambientais vêm sendo exigidas.
Inclusive temos um material completo sobre ESG. Clique aqui para acessá-lo.
“A responsabilidade social e preservação ambiental significam um compromisso com a vida.”
– Marina da Silva – Ministra do Meio Ambiente